quinta-feira, 2 de agosto de 2012

0

[Resenha] PONTE PARA TERABÍTIA



Sinopse: Jess Aarons, um garoto de 10 anos, passou o verão treinando para ser o campeão de corrida da escola. Na volta às aulas, é ultrapassado por uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos, e criam um reino imaginário chamado Terabítia, onde governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Até que um dia, uma fatalidade os separa, e Jess precisa ser forte para enfrentar essa triste realidade.




Nota da Resenhista: Este livro de Katherine Paterson muito me encantou por sua simplicidade. Há vários belos adjetivos para designá-lo, mas deixando-os de lado, digo que as várias horas da madrugada que passei lendo-o e chorando rios no desenrolar da história, não deixou-me fastigada, pois este livro é maravilhoso, incrível, não me arrependo de tê-lo desbravado e muito me acrescentou com sua lição de vida. Aconselho que leiam.



          Jess Aeron é um garotinho de 10 anos, estudante da 5ª série, morador de uma casinha de campo no interior dos EUA e lá vive com suas 2 irmãs menores Joyce Anne e May Belle(que tanto o adora e o idolatra), as duas irmãs maiores Ellie e Brenda, seus pais e sua vaquinha.
          Jess é solitário, cheio de medos e vê na corrida semanal entre os garotos de sua escola, a possibilidade de sentir o gostinho da vitória, fazer com que os garotos de sua escola parem de vÊ-lo como o maluco que passa o tempo todo desenhando e deixar seu pai orgulhoso.
        Mas eis que surge Leslie Burke, uma garota vinda de Washigton, que se mudou para a casa dos Perkins ao lado da de Jess e que venceu todos os garotos na corrida do intervalo escolar. Leslie é uma garota singular, inteligente e espirituosa, com o qual Jess afasta-se no início, mas nota que Leslie é diferente de todas as garotas fúteis e comuns que conhece, e acabam virando fiéis amigos.
       Juntos descobrem um bosque próximo a suas casas, lá constroem seu reino Terabítia, onde Jess e Leslie, rei e rainha respectivamente, lutam contra invasores, opressores, gigantes, problemas pessoais e seus medos.
      Terabítia é um mundo mágico só deles, fruto da mente incrivelmente criativa e fértil de Leslie, da amizade pura e intensa dos dois. Para se chagar a esse reino precisam atravessar um riacho por meio de uma corda velha pendurada em um tronco de uma árvore , balançando-se para o outro lado do riacho, sempre juntos a PT, o cachorrinho Príncipe Terrian, que Leslie ganhou de Jess no natal.
        Os dias passam, aulas chatas também, mas o que salva monotonia, são as aulas de sexta-feira de Miss Edmunds, adorada pelas duas crianças e grande apreciadora dos desenhos de Jess. Este nutre certa paixão pela professora, que em um dia chuvoso de verão chama-o para visitar um museu. Jess nunca havia visitado um e anima-se com o passeio, esquecendo de convidar Leslie que acaba por ir sozinha a Terabítia.
        A partir daí decorre certas perdas e acontecimentos, que por mais sofrível e triste que seja, faz com que Jess tenha um melhor contato com sua família, cresça e saiba balancear os dias complicados com a beleza da fantasia. Leslie Burke deu-lhe mais do que uma amizade, mas também a imaginação como forma de suprir sua carência e solidão. Assim, por fim, aprendemos a importância de se ter sonhos, da imaginação para superar faltas, perdas e poder ter esperança no mundo.





                                            Filme:

Esta incrível história teve sua adaptação cinematográfica dirigida por Gabor Csupo e lançada em 2007, que resultou em uma bela e fiel representação da obra, tão mágico e lindo quanto o livro, também é aconselhável assistir.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, obrigada por comentar!