0

Porque Ler...


          Diversão? Entretenimento? Conhecimento? Não há nada como livros. Sabe por quê? Por mais que se escolha ler gêneros que não tratem de assuntos teóricos, reflexivos e questionadores, por mais fúteis e simples que muitos aparentam ser, ainda assim lendo aperfeiçoará a mente e a leitura. Pois através dos livros nota-se a importância das palavras e suas junções para formações de complexas frases e consecutivamente parágrafos, que resultará em engendramentos do pensamento e caráter que formarão diferentes textos que serão assim tão perpetrados por outras mentes, e só essa magnífica capacidade da leitura e da escrita já nos deixa espantados com tamanha magnitude.
          Textos com seus começos, meios e fins, gramáticas, acentos, pontos e vírgulas que são encadeados, encaixados e escritos para a construção de ideias. IDEIAS! Como são grandes e diversas as ideias presentes nos livros, quantos livros e diferentes histórias existem por aí, com seus diferentes contextos, abordagens e questões, com encadeamentos gramaticais de palavras e frases que podem nos fazer rir, chorar, tremer, ter medo, amor, ódio, fúria , delírio, paixão! A cada livro há o estímulo a outra leitura de outro livro e assim jaz cultura, assim jaz educação. Assim se pensa, assim se executa. Assim se lê, se diverte, assim se desenvolve.
          Não se pode desconsiderar a importância de autores como Tolkien ou Martin para alimentar o interesse de leitores, devanear nossas mentes, o apreço pela criação. Ler é, além do ato de diversão, passa-tempo, distração, é ato de construção de saber. Divirta-se lendo, construa seu ser! Quem ousa negar o quanto Sherlock Holmes contribuiu para um suspense e mistério que nos deixa curiosos e de olhos fixos nas páginas, nas suas descobertas, no suspeito, no crime! Ou quanto Marion Zimmer Bradley nos faz questionar a submissão feminina e o tratamento inferior destinado às mulheres, em suas ficções acerca do reino de Artur (As Brumas de Avalon) ou dos gregos (O incêndio de Tróia).
          Por mais que muitos livros trazem conteúdos simplórios, alienadores e destituídos de matizes conscientizadas, cabe a cada um absorver aquilo que achar útil e interpretar à sua maneira, mas não pode-se negar o quanto as palavras penetram, encaixam e fluem em nossas mentes, nos fazendo pensar, raciocinar. Novamente dizendo, mais do que um incentivo, a leitura é a construção do ser, é parte de si e de todos, é fagulhas de tempos e culturas, de personagens e histórias, de saber e humanidade. Há todos os motivos do mundo para se ler. Buscar ajuda e soluções? Supor curiosidades? Perder horas viajando num mundo de uma história eletrizante? Obter conhecimento? Toda leitura é válida, só precisa saber como utilizá-la. Quando quero um confronto entre romance e realidade perco-me nas histórias de Jane Austen, onde sonhos, ilusões e concretização fazem parte de uma ficção tão penetrada de contextos sociais reais, mostrando uma realidade social de paixões, amores, heroínas esplêndidas e ao mesmo tempo casamentos forçados, hierarquias, desigualdades, dinheiro, religião e formação cultural.
          Ler é como construir um mundo a cada livro, com sua própria imaginação e criatividade, é notar as igualdades, realidades e diferenças, é saber amar, sonhar, conhecer e aprender, é encontrar-se em cada palavra, em cada memória e deixar sua história nas páginas dos livros. Há cada leitura haverá um pedaço de si guardadas nas páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, obrigada por comentar!