quinta-feira, 2 de agosto de 2012

0

[Resenha] A LENDA DO CAVALHEIRO SEM CABEÇA

Sinopse: Fundador da literatura norte-americana, e publicado no início do século 19, este livro é uma das primeiras obras da ficção do período pós Independência dos Estados Unidos, tornando-se um marco cultural com inúmeras referências, inclusive no cinema.

Baseado em lendas que mostram a diversidade cultural em que se construiu aquele país, a obra conta a história de Icabode Crane, que há pouco havia se mudado para um pacato lugarejo.

Mas a aparente calma daquela comunidade escondia um segredo macabro: a presença ameaçadora de um cavaleiro sem cabeça vagando pelos campos à noite.

  





 

A obra narra a vida de um simpático pedagogo residente no misterioso vilarejo de Sleep Hollow e da famosa lenda do Cavaleiro Sem Cabeça.
O nome do nosso protagonista é Ichabod Crane, um homem simpático e de grande desenvoltura, mas que, por lecionar em um lugar que não dá tanta importância à educação, recebe um pequeno ordenado que economiza se hospedando nas casas dos fazendeiros pais de seus alunos e é instigado pela beleza de uma moça, filha de um grande fazendeiro da região do qual tem interesse em possuir os bens, caso uma união se efetue.
Tem uma vida pacata nesse vilarejo um tanto singular, cujo próprio nome já indica sua capacidade: “Por mais bem desperto que possam estar antes de entrar nessa região sonolenta, com certeza em pouco tempo inalam a influência feiticeira do ar e começam a se tornar imaginativos, sonhadores, e passam a ver aparições”. É uma região de famílias tradicionais, de muita superstição e histórias de fantasmas, uma região em que “uma influência soporífera, sonolenta, parece depositar-se sobre a terra e penetrar na própria atmosfera”, e o que para o autor é a causa dos mitos, como o do Cavaleiro Sem Cabeça, um cavaleiro que perdeu sua cabeça durante a guerra de independência, seundo uma das hipóteses mais aceitas.
É um suspense interessante, sente-se aquela nostalgia causada pela espera de algum acontecimento sinistro. Parece que a atmosfera sonolenta do vilarejo acaba nos atingindo.
Não direi que foi uma leitura emocionante. Acho que pelo fato de eu ter assistido o filme dirigido por Tim Burton com a atuação de Jonny Deepy, esperava ser arrebata pela narrativa, que o aparecimento do cavaleiro somasse com mortes, horrores e exageros do tipo. Entretanto, gostei muito de conhecer a história original e acho que o autor procedeu de forma coerente.

 
 Filme: É baseado no livro de Irving, mas bem vagamente. Apesar da alusão aos personagens, ao vilarejo e à lenda do cavaleiro, a história tem um desenrolar diferente. Ichabod é, no filme, um invertigador mandado a Seep Hollow para investigar asassinaos misteriosos, com vítimas decapitadas e tem a ajuda de Katrina Van Tessel, por quem se apaixona. Ao contrário do livro é uma história bem mais instigante, empolgante e que envolve bruxaria, maldições e fantasmas. Resumindo, muito bom!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, obrigada por comentar!