sexta-feira, 17 de agosto de 2012

6

Ponto Cultural: O poder da Leitura


A leitura é muito importante para o desenvolvimento intelectual do ser humano,no entanto,vive-se em uma época em que ela foi desvalorizada,mas é através dela que se consegue ser sujeitos ativos na sociedade.
Percebe-se isso com Vygotsky e em sua teoria que diz que “é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal”,portanto a leitura tem a capacidade de influenciar o modo de agir,pensar e falar,pois pessoas que possuem o hábito de ler tem um vocabulário mais abrangente e possui uma facilidade de argumentar.
Segundo Monteiro Lobato “um país se faz de homens e de livros”,percebe-se então que a leitura é a base para o desenvolvimento de uma sociedade.De fato ela é capaz de oferecer o poder de questionar,ampliando a  visão de mundo e integrando o indivíduo na sociedade.
Além do mais ler pode ser um prazer a partir do momento em que se descobre a beleza de poder adentrar em mundos diferentes.
Diante de tudo isso pode-se afirmar que com a leitura o indivíduo torna-se mais culto,mais seguro de suas convicções e expressa-se melhor,porém cabe a  cada ser humano dedicar-se um tempo do seu dia a ler e acima de tudo utilizar o conhecimento adquirido nos livros para fazer de sua cidade, estado ou país, um lugar melhor para se viver.

6 comentários:

  1. òtimo texto. Deeve-se atentar, porém, ao fato de que hoje não é só a falta de leitura que é preocupante, mas sim também o que se ler. Sou dessas que não acredita que qualquer leitura é saudável. Há coisas desnecessárias e que não agregam valor algum nem ao caráter nem ao espírito. Boa reflexão!

    Visite o "Lar da Escriturária", clique aqui.
    -
    Comentar é bonito e educado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Teffi, tem leituras que são realmente supérfluas, mas sou das que acham que ler qualquer coisa é válido se a pessoa saber usar e julgar o que lê da forma correta, não é? Afinal, precisamos ler mesmo o que não consideramos bom pra poder conhecer o outro lado da moeda, outras ideias e contrapontos, mesmo que for para julgá-los e não estar tão distante de outro tipo de realidade. Agradeço muitíssimo o comentário, foi certamnete válido. Beijos! \0

      Excluir
  2. Olá Rafaely...já estou seguindo o seu blog (que é muito bom, mesmo!!!), assim como você está seguindo o meu!Aliás muito obrigada!!! Um grande abraço, Mac Batista
    http://www.apenasimpressoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mac! Agradeço o comentário e por estar nos seguindo \o Beijos

      Excluir
  3. Gostei muito do seu texto, a leitura tem mesmo o poder de desenvolver o intelecto humano e tornálo mais culto, sem falar que é uma das formas mais prazerosas de lazer, uma pena que no momento ela não é muito valorizada pelos brasileiros, mas vejo que com o tempo a situação está melhorando, tenho esperança de que no futuro todos já tenham descoberto o prazer da leitura.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, agradeço pelo comentário. Realmente reconheço o poder da leitura e concordo que é triste o fato de que ainda há um grande número de não leitores e desinteressados e também espero que a situação mude, pois aliás, é triste perceber a falta de grupos de leituras [digo pela observação que fiz da inexistencia desses em minha cidade e outras vizinhas], e mesmo quando nos emprenhamos em valorizá-la torna-se complicado pela falta de adeptos, mas o que importa é que pode melhorar e contribuirei continuando a ler, né? Obrigada , beijos!

      Excluir

Sua opinião é muito importante, obrigada por comentar!