quarta-feira, 22 de agosto de 2012

2

[Resenha] IFIGÊNIA EM TÁURIDE



                   








                Ifigênia em Táuride foi uma tragédia grega que conta a história de uma filha de Agamenon e Climinestra sacrificada para abrandar a ira da deusa Diana por seu pai ter matado um veado sagrado de um bosque sagrado. Assim ela é transportada a Táuride e se tona sacerdotisa da deusa com a missão de sacrificar os estrangeiros.
           Seu caminho se cruza com de seu irmão Orestes quando este é mandado a Táuride por Apolo para roubar a estátua de Diana como forma de acabar com a perseguição das Fúrias por ter matado sua mãe e o amante, mas ele acaba preso e é Ifigênia a encarregada de seu sacrifício e de seu amigo Pílades.
             Quando a relação de parentesco é descoberta, há a resistência da sacerdotisa em efetuar o sacrifício. Mas como pode fugir de sua obrigação sem ferir a hospitalidade do rei que a acolheu até então? Como voltar para a Grécia e ajudar a libertar seu irmão da perseguição das fúrias sem romper a amizade com um povo que a respeitou e tratou bem? 
              Em meio desses conflitos nos vemos exasperados por Ifigênia. Goethe se utilizou da mitologia para escrever em versos de forma lírica e de fácil leitura. Ifigênia em Táuride não é só mais um mito grego, mas sim um mito grego reescrito nos tempos modernos por um escritor cujas obras se tornaram referências plenas do romantismo.

2 comentários:

  1. Nossa Mariely, gostei muito do que li.
    Depois de você conversar comigo sobre a obra, logo iniciei uma leitura voltada para Goethe. E ele se mostrou magnífico, muito mais do que imaginava, além de ter sido uma ótima pessoa, suas palavras eram capazes de passar o mais singelo dos ensinamentos existentes nesse mundo.

    Com toda certeza recomendo Goethe para leitores que querem se aprofundar na literatura, principalmente para quem gostaria de escrever algo.

    Ele nos ensina muito mesmo. Principalmente no livro "Conversações de Goethe com Eckermann"

    Uma obra, e sem sombra de dúvidas... Clássica!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comnetário Max, muito bem escrito, e realmente concordo que Goethe tem uma sensibilidade e capacidade de por meio de seus livros passar algumas ideias e ensinamnetos muito bons. Ainda não li "Conversações de Goethe com Eckermann", mas com certeza um dia lerei se puder. Beijos! \o

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante, obrigada por comentar!