quarta-feira, 22 de agosto de 2012

0

[Resenha] OS TRÊS MOSQUETEIROS




Sinopse: Os três mosqueteiros estão prontos para defender o rei Luiz XIII. Athos, Porthos e Aramis enfrentam todos os perigos para impedir que o demoníaco Cardeal Richelieu destrua o rei da França. Enquanto isso, o jovem D'Artagnan que sonha ser um Mosqueteiro, coloca sua vida em risco quando resolve agir sozinho e apaixona-se pela Condessa de Winter, a bela espiã de Richelieu. Se D'Artagnnan conseguir escapar das armadilhas da Condessa e tornar-se um Mosqueteiro, ainda assim terá que provar sua lealdade e habilidade de grande espadachim. 








 


                 Os Três Mosqueteiros é uma história ambientada no século XVII, durante o reinado de Luís XIII na França. Tem como eixo principal a história de D’Artaghan, um jovem que sai da Gasconha para Paris em busca de glória e do uniforme de mosqueteiro; e dos três mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis. Os quatro se tornam amigos em uma infeliz situação de embate enquanto são surpreendidos pelos homens do cardeal Richelieu que têm carta branca  para dar fim a quaisquer duelos, na época proibidos. Essa amizade é fortalecida em meio a missões em nome do rei e para proteger a honra da rainha Ana d'Áustria.
                      Athos, Porthos e Aramis são personagens surpreendentes como já podemos supor por seus nomes estranhos que são  na verdade pseudônimos. Athos é um homem altivo e misterioso, Aramis é uma mistura de castidade religiosa com o amoroso pagão e Porthos é um típico barulhento e extravagante, mas de bom coração. Juntos ao jovem e astuto D’Artaghan passam por situações surpreendentes e conflitos instigantes. Participam de aventuras, seduções, tramas e conspirações da corte, intrigas pessoais e políticas entre a França, Inglaterra e Áustria; enfrentam personagens como o cardeal e primeiro ministro Richelieu e sua espiã Milady.
                Os Três Mosqueteiros é um dos livros que mais me causou admiração, fiquei encantada com suas tramas, ação e romance e ri a beça com a comicidade dos personagens. É uma mistura de ficção com realidade que me deixou impressionada, a forma como o autor preencheu as lacunas da História com sua imaginação é magnífico. Não pude deixar de admirar esse clássico da literatura que é de um dos autores que mais tomo como exemplo, o afamado Alexandre Dumas. Já o admirava quando li O Conde de Monte Cristo e A Rainha Margot, todavia, depois desse livro, não ouso opor resistência alguma a suas obras.


 

O filme: Dirigido por Paul W. S. Anderson e lançado em 12 de Outubro de 2011, conta somente uma parte da história e apesar do exagero nos combates, na caracterização dos personagens, como o rei que é tratado como um completo tolo, nas armas e no arsenal de guerra; é um filme que foi muito fiel ao livro no sentido de ter expresso a história em sua essência. Também foi muito instigante, cômico  e me serviu muito por facilitar a imaginação do ambiente, das vestimentas e dos personagens. Enfim, gostei e estou ansiosa por uma continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante, obrigada por comentar!