sexta-feira, 20 de julho de 2012

14

[Resenha] DOM CASMURRO



Sinopse: Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambigüidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.


Por: Sueli de F. Z. Sousa




Na segunda metade do século XIX, a literatura não pode mais viver da idealização do tempo romântico. Entra em cena a arte mais objetiva e que atenderá aos desejos do momento que era: analisar, compreender e criticar a realidade. Assim, surge as três correntes literárias realismo, naturalismo e parnasianismo.
É com Machado de Assis e sua obra Dom Casmurro, pulicada em 1899, que se analisa psicologicamente as personagens, tornando-se um romancista brasileiro de interesse universal. Dom Casmurro tematiza o adultério, sob o olhar do narrador personagem e explora como motivo literário, o triângulo amoroso nas personagens Bentinho, Capitu e Escobar.
No romance, Capitu e Bentinho se conhecem desde crianças, sempre juntos, começam a se amar. Ele está destinado ao seminário por uma promessa da mãe, mas é desfeito o compromisso e então casa-se om Capitu e tem um filho, Ezequiel.
Os dois possuem uma amizade com Escobar e sua mulher Sancha. Escobar morre e no velório Bentinho observa Capitu e estranha sua reação diante do defunto, o que o leva a suspeitar da fidelidade da esposa, sendo agravado pelo fato de achar que o filho de parece com Escobar. As desconfianças de Bentinho levam à separação do casal.
O romance traz-nos uma visão ambígua dos fatos, oscilando entre dois polos: Capitu traiu ou não Bentinho? Fascinante como Machado de Assis provoca no leitor o interesse de decifrar a enigmática personagem feminina da literatura brasileira. Romance que perpassa todos os tempos e com sua incrível proeza o autor prende-nos aos capítulos, pois provoca questionamentos e opiniões pessoais, mas nunca saindo da expectativa de respostas, tudo é uma incógnita.

14 comentários:

  1. Olá, esse livro é realmente uma ótima leitura! Estou pensando em reler. Parabéns pela resenha!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, agradeço o comentário, é realmente uma ótima leitura. Obrigada pelo comentário, beijinhos! :p

      Excluir
  2. Amei o livro e amei sua resenha. Muito bem escrita!! parabéns!!!
    Bjs

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo Marli, Obrigada pelo comentário e estou feliz por ter gostado. Beijo :3

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha Rafaely! Já li Dom Casmurro e curti bastante. É um dos meus clássicos nacionais favoritos! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vah, Também sou fãzona do Machado de Assis, os clássicos brasileiros são muito bons, apesar de faltar um montão pra mim ler. Beijos e obrigada pelo comentário . \o

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha!
    Os livros de Machado serão clássicos para sempre, e Dom Casmurro é leitura obrigatória! Eu adoro.. muita gente não gosta porque não foi incentivada da maneira correta nos tempos de escola ;)
    Realmente, este livro é uma incognita! A maior incognita da nossa literatura!

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agnes, agradeço pelo comentário, realmente falta incentivo, e precisa reconhecer-se a importânci dos livros de machado, já que é literatura brasileira, realista, e traz o contexto social e relfexões de forma muito interessante. Beijos!

      Excluir
  5. Eu amo Dom Casmurro, além de ser um dos meus livros favoritos ele também foi capaz de me fazer perder o meu preconceito com os clássicos brasileiros. Estou procurando outros livros do Machado para ler, até agora só li esse e Memórias Póstumas de Brás Cubas.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amo tanto assim, devo dizer, mas acho-o incrível, uma leitura prazeirosa e inteligente... recomento os contos dele, também são bons e críticos, como "a igreja do diabo". Obrigada pelo comentário, Beijos! :B

      Excluir
  6. Ahh, eu já morria de vontade de ler Dom Casmurro, agora mais ainda! Parabéns pela resenha! *----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e parabéns, que bom que gostou. Beijos!

      Excluir
  7. Amei sua resenha :D
    Sou louca para ler esse clássico de nossa literatura. Agora estou com mais vontade ainda *-*
    Beijinhos ^^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isa, leia mesmo se puder, não vai perder nada, só tem a acrescentar \o Beijos!

      Excluir

Sua opinião é muito importante, obrigada por comentar!