sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

2

[Resenha] AS AVENTURAS DE SHERLOCK HOLMES

 Sinopse: O cenário é Baker Street, virada do século XIX para o século XX em uma Inglaterra cavalheiresca e genial, ao mesmo tempo, problemática e ambígua. Sherlock Holmes é um famoso detetive, em tanto excêntrico, que tenta solucionar mistérios acompanhado por seu fiel escudeiro Watson. O livro traz os doze primeiros contos do autor, publicados entre julho de 1891 a junho de 1892 na Strand Magazine.


É um livro que reúne vários contos do autor Sir Conan Doyle de meados do século XIX sobre o protagonista Sherlock Holmes e seu amigo, o Dr. Watson, narrador das histórias, que juntos resolvem casos interessantes, às vezes bizarros como o do ganso ou supostamente ligados ao sobrenatural.
Acompanhamos no desenrolar de cada conto uma curiosidade instigada pelos elementos incomuns, e com o aparecimento de fatos formamos hipóteses juntamente com Holmes e Watson, ficamos impressionados com o raciocínio lógico do primeiro e com sua capacidade dedutiva. Compartilhamos as impressões de Watson, sentimo-nos inseguros e perdidos como ele em alguns casos, mas sempre confiamos no seu amigo e com as finalizações dos casos nos surpreendemos com os resultados, mesmo quando nossas hipóteses são frustradas ou não.
No meu caso minhas hipóteses estavam quase sempre erradas, o que nem de longe desestimulou minha leitura; fui buscando estabelecer padrões, tentando identificar os métodos de Holmes, senti meu raciocínio sendo apurado e isso me animou. Ansiava tanto quanto os personagens pelo final, sendo ou não da forma como previ.
Gosto muito desse tipo de livro que para mim representa uma provocação dos autores no sentido de nos fazer observarmos mais e de tentarmos pensar como o outro, mesmo este não possuindo um perfil e colocarmos todo o tipo de impedimento, qualquer contratempo que seja.

2 comentários:

  1. Eu estava querendo ler Sherlock Holmes há muito tempo... Quem sabe acabo lendo esse livro... A linguagem é muito difícil?
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sinceramnete não considero muito difícil, mas acho que pelo meu hábito de ler livros com as caracte´risticas e usos gramaticais de tal época escrita, mas mesmo assim não é uma escrita tão distante da nossa então acho que não será tão difícil compreender. :D Eu acho que você com toda certeza deveria ler Leh, é mesmo muito instigante *u* Agradeço muito pelo comentário \0 Beijinhos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante, obrigada por comentar!