domingo, 14 de outubro de 2012

2

[Resenha] ROMEU E JULIETA



Sinopse: Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz.Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto.A paixão é mútua e instantânea.Ao descobrir que pertencem a familias inimigas, os dois se desesperam.Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço.No entanto, o destino desse amor seria trágico.









Esta bela história de amor de Willian Shakespeare se passa no século XVI em Verona, Itália desenrola-se em torno dos jovens Romeu Montéquio e Julieta Capuleto, de famílias distintas e rivais.  Romeu, tentando esquecer ser amor por Rosalina, vai a um baile de máscaras dos Capuleto  e lá encanta-se pela jovem Julieta, por quem começa a nutrir um amor fortemente correspondido, começam a trocar juras de amor e decidem se casar escondidos já que a família não aprovaria.
Por decorrência Teobaldo Capuleto, primo de Julieta mata Mercúrio, o amigo de Romeu e este mata Teobaldo, o que ocasiona o seu banimento pelo Príncipe, e enquanto isso Julieta vê-se obrigada a aceitar o casamento com o Conde Páris, mas no entanto, monta um plano com frei Lourenço, que a casou com Romeu e estava acobertando-o escondido em sua cela; o frei dá a Julieta um elixar para fingir-se de morta e a família não casarem-na com o Conde, ao ponto em que Romeu receberia uma carta explicando a situação do plano de Julieta e para encontra-la depois.
 No entanto, a dita carta não chega às mãos de Romeu que recebe a notícia da morte de sua amada e decide morrer tomando o veneno que estava próximo a Julieta no Mausoléu, morre e então Julieta desperta e encontra-o morto, apunhala-se com uma adaga e morre também.
A família, então, descobre o acontecido e perdoam-se mutualmente jurando paz. Assim, o desfecho desta tragédia mostra o preço da intolerância das famílias e nos comove com o desenlace e desgraça da trama. Drama repleto de cenas que nos comove, mas outras que nos fazem rir, e também refletir acerca do contexto político, realidade social, inquietações morais e religiosas.

2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Rafaely! Já li Romeu e Julieta e amei! É um dos meus romances favoritos! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigada Vanessa, é mesmo um romance mutio lindo, também um dos meus favoritos! Obrigada pelo comentário \0 Beijos!

      Excluir

Sua opinião é muito importante, obrigada por comentar!