domingo, 5 de agosto de 2012

10

Por que lemos Chick Lit


Primeiramente vamos entender o que é chick lit ou como denominam aqui no Brasil “literatura de mulherzinha”.
Chick Lit é um gênero de ficção feminina,no qual aborda as questões das mulheres modernas,independentes,audaciosas e principalmente cultas.
Este gênero tem por objetivo entreter o leitor,mas resalta-se que chick lit não é uma subcategoria direta do gênero romance,apesar de algumas vezes os autores incluirem elementos românticos nos seus escritos.
A principal característica do Chick lit é a sua protagonista que vai ser sempre uma mulher que tanto pode ser uma garota do ensino médio quanto uma cinquentona, no qual ela estará tentando vencer o mundo moderno.
A narração desse gênero é relatado em um tom mais confiante,é como se fosse contado pela sua melhor amiga,mas o humor é um fator extremamente importante para essa ficção,pois o autor brinca, ironicamente,perante os problemas de suas protagonistas.
No Brasil este gênero está cada vez mais abundante nas livrarias e as editoras já estão dedicando selos diferenciados para o chick lit.
“Nem todos os Chick-lits são "livros fofos sobre o casamento" ( ou sobre a vontade de casar) de mulheres obcecadas com uma tendência exagerada para a compra de sapatos". Muitos deles vão a questões mais profundas do que estas, apesar de serem vendidos como tal. Não se deixem enganar preconceituosamente pelas capas mais coloridas do mercado. Sob elas podem estar seu livro preferido!”-Diz a autora do blog lostin chick lit.
Então gulosos ainda perguntam por quê lemos chick lit?
Agora vou indicar alguns livros desse gênero que estão bombando:
A série Diário de uma princesa da autora Meg Cabot é sensacional.
Os livros contam  história de Mia, uma adolescente de quinze anos que se acha uma "aberração" por ter um metro e oitenta de altura e nenhum peito. Vivendo problemas cotidianos, como a rivalidade com uma colega, a paixão pelo garoto mais popular do colégio, e questionando o fato de sua mãe namorar o seu professor de álgebra (um conhecido dela, quando em Nova Iorque e em Manhattan, onde vive, milhares de outras pessoas existem), ignora sua condição de herdeira ao trono do pequeno principado de Genovia (um fictício país europeu). Mia vem a saber disto quando seu pai, a quem vê apenas nos natais, descobre não poder ter mais filhos em razão de um câncer no testículo, e finalmente revela à filha sua condição nobiliárquica: Mia é uma princesa.
Outra série que vai fazer vocês se divertirem e emocionarem é a Sex and The City escrita por Candace Bushnell.
 Com mais de um milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos, SEX AND THE CITY conta histórias picantes e divertidas de quatro amigas em Nova York. Observando os lugares da moda, as festas, o que usam, fazem e falam os ricos e colunáveis nova-iorquinos - e se inspirando em experiências para lá de pessoais - Candace Bushnell abasteceu por anos a fio sua coluna Sex and the city, publicada no jornal The New York Observer. Curiosamente, logo após o término de seu affair com o igualmente badalado, bonito, glamouroso e então editor da revista Vogue, Ron Galotti, a jornalista decidiu reunir 25 de suas crônicas em um livro, que mais tarde deu origem à cultuada série de TV. Inaugurando uma nova - e nada romântica - perspectiva para as mulheres de trinta, Bushnell usa e abusa de seu alter-ego, Carrie - como a autora, uma louríssima escritora balzaquiana de Connecticut -, cujo hilário e tumultuado romance com Mr. Big - personagem que tem muitas semelhanças com o ex da escritora, Galotti - é gancho para o desenrolar das aventuras amorosas da protagonista e suas fiéis amigas, Samantha, Miranda e Charlotte. Um relato quase antropológico e muito divertido do comportamento sexual e amoroso das mulheres de trinta e poucos anos, SEX AND THE CITY é um livro inesquecível e inovador, que criou algumas das mais ousadas e divertidas personagens da história da televisão. Candace Bushnell, aos 43 anos tornou-se uma das jornalistas mais populares de Nova York com sua coluna Sex and the city, publicada no The New York Observer. A autora do romance Quatro louras, que chegou às principais listas de mais vendidos dos Estados Unidos, mudou-se para Manhattan aos 18 anos e nunca abandonou a cidade que adotou, e da qual tornou-se uma de suas melhores cronistas. "Sex and the city resume a atmosfera alucinante de Nova York com uma originalidade incrível." - Washington Post Book World"Um livro inovador com um realismo que rivaliza com A fogueira das vaidades, de Tom Wolfe." - The Wall Street Journal"Candace Bushnell é uma observadora arguta e maliciosa de seu universo imerso em Chateau Latour." - Time"A autora é uma estilista brilhante que denuncia as mazelas da alta sociedade." - Newsday"Hilariante. Candace Bushnell é uma autora de estilo primoroso, dona de um humor cheio de malícia e uma compreensão aguçada do comportamento humano." - People"Candace Bushnell é uma escritora brilhante." - Los Angeles Times"Fascinante e inesquecível." - Kirkus Reviews"Viciante. Uma coleção de esquetes espirituosos e socialmente relevantes." - Elle
Tem um livro que eu amo lê-lo e tambem adoro o filme é o Diabo veste prada.Conhecem? Essa obra foi escrita  por Lauren Weisberge.
Neste irresistí­vel romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas: o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento. Logo ela percebe, porém, que o emprego pelo qual um milhão de meninas dariam a vida para ter pode simplesmente acabar com a dela. 
Gostaram?
Bem eu amo cada livro do gênero Chick lit!
Beijos pão de queijo \o/

10 comentários:

  1. Também gosto taaanto desse gênero! *-*
    "(...) o humor é um fator extremamente importante para essa ficção,pois o autor brinca, ironicamente,perante os problemas de suas protagonistas." Esse é um dos motivos! :P rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HA! Anna , agradelo pelo comentário! também sou tendenciosa quando o assunto é esse gênero já que gosto tanto. Beijos!

      Excluir
  2. Confesso que não sou muito fã desse gênero, mas alguns livros me agradam, como o da Princesa... Apesar de ter lido só um!

    Mesmo assim acho legal o gênero!

    Beijos
    http://luenealves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha sim, tem alguns com ideias muito batidas e mesmo mal escrito devido ser simples até demais, mas é bom, já que, como dito acima pela Anna, é bastante divertido. Agradeço pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  3. Gosto desse gênero, especialmente pelo fator humor (que é o que mais me atrai *-*) Ainda não li muitos livros do gênero, mas espero faze-lo em breve ^^
    Beijinhos ^^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Isa, também espero ler mais livros desse gênero. Beijos!

      Excluir
  4. Olá
    Te indiquei a um meme; é esse aqui: http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/2012/08/sigillare-4-blog-feliz.html
    Beijinhos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaaaaaaaa \0 Obrigada pelo comentário e por indicar-me a um meme. Beijos!

      Excluir
  5. O Diabo Veste Prada é sensacional! E Diário de Princesa é muito divertido. (Só vi o filme, preciso achar os livros pra comprar.)

    Achei o "post" interessante e bem gostoso de ler. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, adoro O diário da princesa *u* bommm... Também li Bridget Jones e é incrível, recomendo, ah, fiz uma resenha se quiser dar ma olhadinha está ai no blog. Obrigada pelo comentário, agradeço mesmo. \o beijos!

      Excluir

Sua opinião é muito importante, obrigada por comentar!